Avaliação de Fornecedores

Processo de Avaliação de Fornecedores

O processo para avaliação de fornecedores de materiais e prestadores de serviços a Gavedra decorre da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade ao abrigo da norma ISO 9001:2015.

Tendo como objetivo estabelecer os responsáveis e as atividades que se requerem para a correta seleção e avaliação de fornecedores que prestam serviços externos e/ou fornecem produtos relevantes no Sistema de Gestão da Qualidade da Gavedra, o processo de Avaliação de Fornecedores é aplicável aos fornecedores externos, cujo fornecimento afeta a realização do serviço, o produto final, a apresentação de serviços ou o desenvolvimento das atividades da empresa Gavedra.

Realiza-se a seguinte classificação de fornecedores de acordo com o tipo de serviços prestados:

  • Serviços: são aqueles que estão relacionados com a prestação de serviços que permitem a execução dos processos de suporte e a execução do serviço prestado pela Gavedra.

  • Entidades Inspetoras: fornecedores contratados para realizar as atividades de inspeção das instalações técnicas realizadas pela Gavedra, e entidades inspetoras contratadas para inspeção da atividade relacionada com a exploração de gás.

  • Fornecedores de GPL granel: entidades que fornecem gás a granel para revenda de gás canalizado.

  • Fornecedores de GPL embalado: fornecedores de garrafas de gás para a revenda de gás embalado.

  • Fornecedores de Produtos: são as entidades que fornecem produtos novos ou já existentes para a revenda pelo departamento de venda de materiais e equipamentos.

Avaliação de Fornecimentos

O processo de avaliação dos fornecimentos é realizado com base nos seguintes requisitos:

Serviços

Tempo de entrega/resposta: este critério tem um peso de 50% na avaliação final e os parâmetros de avaliação são:

  • Até 2 dias: 100%

  • Entre 2 e 3 dias: 75%

  • Entre 3 e 4 dias: 50%

  • Acima de 4 dias: 25%

Número de ocorrências: este critério tem um peso de 25% na avaliação final e os parâmetros de avaliação são:

  • Sem incidências: 100%

  • Entre 1 e 2 ocorrências: 75%

  • Entre 3 e 4 ocorrências: 50%

  • Acima de 5 ocorrências: 25%

Grau de satisfação: este critério tem um peso de 25% na avaliação final e os parâmetros de avaliação são:

  • Satisfeito: 100%

  • Não satisfeito: 75%

Considera-se que a classificação mínima de aceitação dos prestadores de serviços é de 50%, sendo que a decisão de exclusão ou não do fornecedor para futuros fornecimentos é da administração.

Entidades Inspetoras EIC/EIG

Disponibilidade para a realização do serviço: este critério tem um fator de ponderação de 50% para a classificação global e é avaliado o intervalo de tempo entre a data de pedido e a data da confirmação do mesmo, mediante os seguintes parâmetros:

  • Maior ou igual a 3 dias: 25%

  • Até 2 dias: 50%

  • Até 1 dia: 75%

  • No próprio dia: 100%

Cumprimento dos prazos de entrega: este critério de avaliação tem um peso de 50% na avaliação global, é avaliado o intervalo de tempo decorrido entre a data da realização do serviço e a entrega da documentação pertinente.

  • Maior ou igual a 3 dias: 25%

  • Até 2 dias: 50%

  • Até 1 dia: 75%

  • No próprio dia: 100%

Considera-se que a classificação mínima de aceitação do fornecedor avaliado é de 50%, sendo que por indisponibilidade de oferta, poderão ser considerados fornecedores com avaliação mais baixa para futuros fornecimentos.

Caso a administração reconheça que o fornecedor não alcance o critério mínimo de aceitação, é elaborada uma comunicação a informar a fraca prestação do serviço.

Fornecedores de GPL a granel

Cumprimento do prazo de entrega: é avaliado o intervalo de tempo entre a data da encomenda e a data do abastecimento do mesmo mediante os seguintes parâmetros:

  • Maior ou igual a 3 dias: 25%

  • Até 3 dias: 50%

  • Até 2 dias: 75%

  • Até 1 dia ou menos: 100%

Considera-se que a classificação mínima de aceitação do fornecedor avaliado é 50%, sendo que por indisponibilidade de oferta, poderão ser considerados fornecedores com avaliação mais baixa para futuros fornecimentos.

Caso a administração reconheça que o fornecedor não alcance o critério mínimo de aceitação, é elaborada uma comunicação a informar a fraca prestação do serviço.

 

Fornecedores de GPL embalado

Cumprimento dos prazos de entrega: este critério tem um fator de ponderação de 45% para a classificação global, e é avaliado o intervalo de tempo entre a data de encomenda e a data da confirmação da mesma mediante os seguintes parâmetros:

  • Maior ou igual a 3 dias: 25%

  • Até 2 dias: 50%

  • Até 1 dia: 75%

  • No próprio dia: 100%

Comunicação da alteração de preços: este critério de avaliação tem um peso de 30% na avaliação global, é avaliada a comunicação atempada da alteração de preços.

  • Menor ou igual a 1 dia útil: 25%

  • Entre 2 e 3 dias úteis: 50%

  • Até 4 dias úteis: 75%

  • Maior ou igual a 5 dias úteis: 100%

Garrafas sem selo: este critério de avaliação tem um peso de 15% na avaliação global, é avaliada o número mínimo de garrafas entregues sem selo mediante os seguintes parâmetros:

  • Maior ou igual a 4 garrafas: 25%

  • Entre 2 e 3 dias garrafas: 50%

  • Até 1 garrafa: 75%

  • 0 garrafas: 100%

Garrafas com sujidade: este critério de avaliação tem um peso de 10% na avaliação global, é avaliada a limpeza das garrafas entregues mediante os seguintes parâmetros:

  • Maior ou igual a 21 garrafas: 25%

  • Entre 11 e 20 garrafas: 50%

  • Entre 5 e 10 garrafas: 75%

  • Entre 0 a 4 garrafas: 100%

Considera-se que a classificação mínima de aceitação do fornecedor avaliado é de 50%, sendo que por indisponibilidade de oferta, poderão ser considerados fornecedores com avaliação mais baixa para futuros fornecimentos.

Caso o fornecedor não alcance o critério mínimo de aceitação, fica ao critério da administração manter a sua continuidade como fornecedor Gavedra.

Fornecedores de Produtos para Revenda

Prazos de entrega: este critério tem um peso de 40% na avaliação final, é avaliado o cumprimento dos prazos de entrega e os parâmetros de avaliação são:

  • Cumprimento do prazo indicado ou antecipação: 40%

  • Incumprimento entre 1% a 15% após a data indicada: 30%

  • Incumprimento entre 16% a 25% após a data indicada: 20%

  • Incumprimento entre 26% a 50% após a data indicada: 10%

  • Incumprimento superior a 50% após a data indicada: 0%

Conformidade do produto: este critério tem um peso de 22% na avaliação final, é avaliada conformidade dos produtos entregues e os parâmetros de avaliação são:

  • Sem produtos não conformes: 22%

  • Com produtos não conformes: 0%

Inspeção visual: este critério tem um peso de 10% na avaliação final, é avaliada a aparência visual global da encomenda entregue e os parâmetros de avaliação são:

  • Inspeção positiva: 10%

  • Inspeção negativa: 0%

Quantidade: este critério tem um peso de 28% na avaliação final, é avaliada a entrega de encomendas entregues sem artigos pendentes e os parâmetros de avaliação são:

  • Entre 90% a 100% das quantidades encomendadas: 28%

  • Entre 80% a 89% das quantidades encomendadas: 11%

  • Entre 70% a 79% das quantidades encomendadas: 7%

  • Menos de 70% das quantidades encomendadas: 0%

Considera-se que a classificação mínima de aceitação dos fornecedores é de 50%, sendo que a decisão de exclusão ou não do fornecedor para futuros fornecimentos é da administração.